terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Diretrizes do NASF - Núcleo de Apoio à Saúde da Família



Um Nasf deve ser constituído por uma equipe, na qual profissionais de diferentes áreas de conhecimento atuam em conjunto com os profissionais das equipes de Saúde da Família, compartilhando e apoiando as práticas em saúde nos territórios sob responsabilidade das equipes de SF. Tal composição deve ser definida pelos próprios gestores municipais e as equipes de SF, mediante critérios de prioridades identificadas a partir das necessidades locais e da disponibilidade de profissionais de cada uma das diferentes ocupações.

O Nasf não se constitui porta de entrada do sistema para os usuários, mas sim de apoio às equipes de SF.
O Nasf deve atuar dentro de algumas diretrizes relativas à APS, a saber:

  1. ação interdisciplinar e intersetorial;
  2. educação permanente em saúde dos profissionais e da população;
  3. desenvolvimento da noção de território;
  4. integralidade, participação social, educação popular;
  5. promoção da saúde e humanização.

Ao lado o Caderno de Diretrizes do NASF, publicado pelo MS.

                                                                    DOWNLOAD

Núcleo de Apoio à Saúde da Família – NASF

A Atenção Primária à Saúde é complexa e demanda uma intervenção ampla em diversos aspectos para que se possa ter efeito positivo sobre a qualidade de vida da população, necessita de um conjunto de saberes para ser eficiente, eficaz e resolutiva. É definida como o primeiro contato na rede assistencial dentro do sistema de saúde, caracterizando-se, principalmente, pela continuidade e integralidade da atenção, além da coordenação da assistência dentro do próprio sistema, da atenção centrada na família, da orientação e participação comunitária e da competência cultural dos profissionais (STARFIELD, 2004).
Desta forma, são definidos os quatro atributos essenciais da atenção primária à saúde: o acesso de primeiro contato do indivíduo com o sistema de saúde, a continuidade e a integralidade da atenção, e a coordenação da atenção dentro do sistema.